Como reconhecer e se tornar um colaborador “Unicórnio”

O texto do autor Ryan Holmes o CEO da Hootsuite, mostra por meio de exemplos, sua própria vivência como empreendedor e como reconhecer as características de um colaborador “unicórnio”.

O “apelido” a princípio causa estranheza por lembrar histórias de fantasia e mitos, isto é, não acostumamos relacionar o termo ao mundo corporativo, que de fato, trata de um assunto relativamente novo onde devemos associar a denominação a raridade e dificuldade de achar essas criaturas, além dos questionamentos se realmente elas existem.

Para o autor, colaboradores “unicórnios” correspondem a uma equipe que possui uma qualidade única que faz deles extremamente raros e valiosos, algo totalmente diferente de “empresas unicórnio”, as famosas startups equivalentes a 1 bilhão ou mais, que além de estabelecerem o seu valor mesmo com pouco tempo de existência, estão em um nível elevado de maturidade.

Podemos identificar que esses colaboradores mesmo com certa dificuldade de encontrar, uma vez contratados, oferecem grandes qualidades e benefícios a organização. Algumas características são percebidas neste perfil: compartilha expectativas, adequa perfeitamente a cultura organizacional, é o pivô motivacional para as equipes sendo extremamente agradável, proporcionando literalmente a majoração da empresa para uma próxima fase em seu negócio.

Para compreender melhor esse perfil, veja 5 qualidades essenciais para tornar-se um funcionário excepcional e ser desejado pelas empresas :

Sem limites no seu cargo

No processo de crescimento de uma organização, é extremamente importante que os colaboradores sejam flexíveis e intelectualmente curiosos. Não limitar as atividades do cargo corresponde à habilidade de executar várias tarefas, ação básica de qualquer startup em crescimento. Por exemplo, um profissional do setor administrativo, pode participar com suas sugestões colaborando com a equipe da área de comunicação em um momento de brainstorm.

Pensamento GRANDE e pequeno

Colaboradores excepcionais são capazes de pensar estrategicamente, isso significa ter a habilidade de dar um passo à frente e ter uma visão completa dos objetivos da organização como um todo, e por fim, aplicar em seu ambiente de trabalho, isto é ser dinâmico e enxergar além.

Ver a situação geral de uma empresa pode ser difícil, mas isso contribui para a qualificação profissional se conseguir enxergar mais do que mínimos detalhes. Administrar uma empresa requer atenção meticulosa, ou seja, um problema de copyright, um pequeno erro técnico ou uma mensagem errada, pode ter uma dimensão desastrosa afetando inúmeros clientes e o mercado.

Perseverança e paixão por metas a longo prazo

O mundo corporativo é um barco em mar aberto, comparar sua posição com a de um empreendedor é como seguir numa navegação onde o clima pode ser de ondas difíceis e até mesmo de tempestades inesperadas, isso quer dizer que passar por obstáculos é inevitável. Durante essas horas árduas, ter perseverança pode ajudar a manter o foco onde deseja chegar.

O colaborador unicórnio tem uma perseverança incrível, e são capazes de manter a calma e se empenhar nas suas tarefas, mesmo em águas agitadas.

Respeitar as pessoas

A habilidade de trabalhar bem em equipe é uma qualidade bem vista em qualquer ambiente de trabalho, e de fato, uma ação muito simples. Ryan cita um exemplo de quando anunciou uma vaga de emprego com um alto salário para sua empresa, após as entrevistas, o empreendedor ficou chocado ao descobrir que alguns de seus candidatos favoritos, as mesmas pessoas que haviam sido cordiais com ele, foram rudes com sua assistente na época.

Colaboradores diferenciados são educados por natureza, não tratam ninguém (independente do cargo) de forma rude, é um diferencial entre um profissional excelente a um mediano.

Isso é muito importante para a cultura da Hootsuite, que faz parte dos valores da empresa, onde destacam “respeite a individualidade de cada um” e “lidere com humildade”.

Você faz o seu serviço

“Fazer o seu serviço” pode ser traduzido pela frase do CEO da Linkedin, Jeff Weiner: “Nós precisamos ser o mais simples possível, as pessoas com as quais eu mais aprecio trabalhar são aquelas que sonham grande, fazem seu trabalho e sabem como se divertir”.

O CEO da Hootsuite também acredita na proposta de se divertir enquanto trabalha, e apreciar o tempo no trabalho porém, ele também deixa claro a importância de finalizar as tarefas que lhe foram dadas. Grandes equipes podem ser divididas por conta de um membro que não consegue terminar seu trabalho. Afinal, não importa o quão ótimo um colega de trabalho possa ser, se ele não produz resultados tangíveis, sua presença não é considerada tão útil e pode acabar contagiando outros funcionários. No fim das contas, ser gentil, multitalentoso, decidido, perfeccionista e pensar grande, se não produz resultados reais e corre atrás dos seus objetivos, todas essas habilidades serão desperdiçadas.

Acreditar de ser capaz em executar seus planos, é uma qualidade essencial a um unicórnio.

Para as empresas, provavelmente vale a pena reservar tempo e esforço ao encontrar unicórnios, pois diferente das lendas e mitos, eles são reais e podem mudar a organização e também, os colaboradores devem lembrar que nunca é tarde para adquirir essas habilidades que farão de você um funcionário raro e valioso.

E você? O que pensa sobre colaboradores unicórnios? Eles realmente existem?

Quanto eles podem mudar a cultura organizacional da empresa?

Deixe sua opinião nos comentários.

Autor:

Texto traduzido e adaptado para o português por Mariana Serra, colaboradora da área de Comunicação e Marketing da Trevisan, estudante do curso de Graduação em Marketing pela FAM e formada em fotografia pela Anhembi Morumbi.

Autor Ryan Holmes, CEO da Hootsuite – 5 signs you’re a “unicorn” emplo
yee:
https://goo.gl/jNhkV0

Um comentário sobre “Como reconhecer e se tornar um colaborador “Unicórnio”

Deixe uma resposta