Reinventando o seu Modelo de Negócios

“Precisamos educar para um propósito real. Precisamos criar conhecimento e habilidades que possam ser aproveitados pelas empresas. ”

• VanDyck Silveria, CEO – Trevisan Escola de Negocios

Uma das principais mensagens que foi feita pelo CEO da Trevisan Buisness School, VanDyck Silveria, durante a Harvard Business Review Brasil Week, foi sua convicção de que um esforço coordenado precisa ser feito para garantir que as habilidades e o conhecimento que estão sendo desenvolvidos possam ser alavancados pelas empresas e seus esforços para responder aos muitos desafios que enfrentam no atual clima econômico nacional e internacional.

“Há pouca inovação no Brasil”, afirma VanDyck, quando perguntado sobre por que o tópico “Reinventando o seu modelo de negócios” foi escolhido como assunto para o painel que ele moderou.

“Muitas empresas ainda têm uma mentalidade que remonta à organização industrial da economia global e ainda não adotaram completamente um modelo de negócio alinhado com o serviço ou a economia pós-serviço. Eles precisam reinventar seu modelo de negócios para garantir não apenas seu sucesso, mas sua própria sobrevivência ”, diz ele.

Ele explica que as empresas devem dedicar tempo para desenvolver as habilidades necessárias para realizar uma ‘modelagem de cenário’ eficaz para olhar para o futuro, identificar possíveis cenários e fazer avaliações educadas sobre o que seria necessário para enfrentar quaisquer desafios e aproveitar quaisquer oportunidades que possam apresentar si mesmos.

Essa é uma maneira pela qual as empresas podem identificar oportunidades de “espaço em branco”. No entanto, eles também precisam estar preparados para entrar nesse “espaço em branco” antes da competição.

“As empresas que realizam este ‘exercício de modelagem de cenários’ podem desenvolver os processos certos e alocar os recursos certos que permitiriam que eles se beneficiassem totalmente de quaisquer oportunidades identificadas”, diz VanDyck.

“Para levar efetivamente a tal modelagem de cenário, as empresas precisam desafiar astutamente qualquer ortodoxia que possa ser inerente ao seu modelo de negócios atual, e então identificar claramente qualquer coisa que possa impedi-los de chegar onde eles querem estar no futuro”, ele explica.

Esse tipo de exercício pode ajudar uma empresa a reinventar seu modelo de negócios de maneira eficaz e eficiente, permitindo que criem proposições de valor poderosas para os clientes, o que, por sua vez, dá ao negócio a oportunidade de capturar valor na forma de lucro.

“A contribuição essencial que a educação tem para garantir que as empresas brasileiras consigam inovar com sucesso, a fim de impulsionar a produtividade, a competitividade e o crescimento, nunca deve ser subestimada”, explica VanDyck. “Isso porque a falta de talento preparado e capaz é um desafio sério que está sendo enfrentado pelas empresas brasileiras hoje.”

VanDyck continua a explicar que, nos últimos cinquenta anos, o Brasil sofreu com um crescimento real muito pequeno na produtividade. “Um dos fatores que contribuem para isso é o fato de que o trabalhador médio tenderia a não ter a educação, as habilidades e o treinamento necessários para realmente impulsionar a produtividade e isso se torna cada vez mais evidente quando comparado a outras economias de mercados emergentes.”

“Uma maneira de responder a esse desafio é educar para um propósito real. Eduque com consequências econômicas reais. Transmitir conhecimentos e habilidades que podem ser aproveitados pelas empresas é essencial ”, afirma VanDyck. “As empresas não podem alcançar sua ambição de ser mais produtivas, crescer e alcançar um sucesso sustentável sem ter o tipo certo e o nível de habilidades necessárias para fazer isso.”

Ele explica que não pode haver uma divisão entre inovações nos escalões superiores de uma empresa, enquanto a estrutura de apoio não está equipada para conduzir tais planos adiante. “Fornecer o treinamento e a educação corretos é uma maneira de evitar o que é denominado como ‘lacuna de execução’. Não ter as habilidades certas para entregar um plano, em uma visão, impedirá seriamente a melhoria ”, observa VanDyck.

VanDyck continua a explicar que essa abordagem dupla que engloba uma mentalidade visionária de negócios, complementada pelas habilidades e competências certas para cumprir tais ambições, não será apenas um importante fator contribuinte para o sucesso e o crescimento de uma empresa, mas também é uma fórmula que irá efetivamente combater a empregabilidade.

A longo prazo, essa abordagem também será um importante fator contribuinte no combate à pobreza. Trabalhadores bem instruídos, treinados para responder aos desafios econômicos que estão sendo enfrentados e que contribuem ativamente para aproveitar as oportunidades que se apresentam, é uma situação ‘ganha-ganha’ para todos.

“Na Trevisan, entendemos o papel que desempenhamos nessa importante equação e estamos perfeitamente preparados para apoiar as empresas nesse aspecto. A Trevisan viu seu início como uma empresa de consultoria há mais de três décadas e desenvolvemos cuidadosamente nossas habilidades e conhecimentos para poder responder às necessidades de nossos clientes corporativos de maneira ágil e eficaz. ”VanDyck conclui.