Empresas precisam em 2014 de ótimas diretrizes e muita competência estratégica de ADM.

Centenas de milhares de empresas brasileiras,micro,pequenas e médias principalmente,não possuem definições claras e pecam nas aplicações por negligência em assuntos fundamentais de ADM(administração geral)tal como em planejamento e organização de suas atividades,tornando-se muito menos produtivas e competitivas do que a concorrência mundial.Será um ano muito difícil para estas que se acomodara no passado mesmo que tivesse sido outrora muito bom.
Pessoas e empresas precisam adquirir e manter permanentemente suas potencialidades elevadas de realização,tomando iniciativas proativas,com objetividade e determinação,com integridade reconhecida pois em caso contrário as melhorias de produtividade não ocorrerão,assim como a falta de lucratividade as afetará dramaticamente.
Nestes casos,será muito mais favorável aos concorrentes eficazes ficarem no topo com a conquista facilitada de uma clientela cada vez mais exigente de qualidade e preço dentre outros fatores melhor administrados pelos mais qualificados.
Uma boa administração pressupõe ótimos administradores no comando seja o ramo que for,muito profissionalismoe atualidade contínua são pressupostos básicos que as melhores escolas de negócios se especializaram e oferecem aos seus alunos,progredindo juntos num mercado de desenfreada competição acirrada como nunca houve tal precedente.O desafio é igual para todos mas os resultados obtidos diferem muito por motivo do modelo de gestão aplicado em cada caso.
Nas melhores empresas o trabalho em equipe e o compartilhamento do conhecimento e da experiência de todos é assunto muito comum e funciona bem.O colaboracionismo é frequente e normal entre pessoas e departamentos,a delegação de poderes é praticada assim como a descentralização de acordo com as necessidades e as pessoas confiam nas outras,mesmo atuando distantemente,virtualmente como é cada vez mais necessário,respeitando políticas e diretrizes diretivas globais assim como normas de conduta e crenças que se tornam na prática um precioso guia de conduta básica.
No mundo atual o que tem valor efetivo é o ganhar dinheiro pois sem ele como poderemos viabilizar qualquer outra realização por mais importante que seja?
Aliás o mundo comenta nestes dias e já não é surpresa alguma que ninguém perdeu mais dinheiro em 2013 principalmente do que nos negócios do brasileiro Eike Batista,anteriormente e supostamente o maior ganhador já visto em tão pouco tempo!Pura ilusão como seria qualquer castelo de cartas para gente iludida e inexperiente ou ingênua sobre o verdadeiro valor de uma ótima administração e logicamente de ótimos administradores que jamais teriam cometido tamanhos êrros de Gestão e com as consequências desastrosas que significaram imensas perdas para os acionistas/stakeholders e colaboradores em geral.
É por isso que desde o início e sempre as empresas precisam definir e operacionalizar as bases que explicam os porquês de suas criações,de suas existências e por quais caminhos renovadamente pretendem efetivar as suas realizações que indiscutivelmente precisarão ser lucrativas.
Qual é a mensagem maior dos donos,dos acionistas,dos presidentes,dos sócios,das diretorias executivas.Qual deve ser o rumo principal,prioritário,o foco essencial e além de ganhar dinheiro obviamente quanto ao envolvimento da imagem da empresa,suas contribuições ao mundo da pesquisa,do conhecimento,a social e filantrópica,planos de carreira aos colaboradores,qualidade de vida…
As definições sendo transformadas em atitudes efetivas,em práticas e hábitos verdadeiros gerarão certamente o progresso,a continuidade produtiva que terão como suporte a Visão,a Missão,os Princípios e a definição e obtensão dos valores em resultados empresariais consistentes e sustentáveis,gerando como consequência um clima e cultura muito forte para a crença positiva de que existe um caminho confiável e consistente como norte verdadeiro para todas as ações necessárias,diferenciadamente e vaidosamente até com muito orgulho.
Tudo isto deverá ser documentado,registrado,ser parte integrante da história de cada organização,garantindo um know-how persistente,um aprendizado contínuo,um absoluto respeito a tudo que se planeja,se organiza e se realiza ponderadamente mas competentemente,tecnologicamente,humanisticamente em nome de um magnífico e inquestionável e honroso legado.
Concluindo,alertamos para uma sabedoria de administração acessível mas na verdade um grande perigo,um caos caso não seja respeitado:”é menos grave não ter definições de princípios,filosofias,políticas e diretrizes…do que produzí-las com grande alarde mercadológico e transformá-las em nada mais do que meras promessas vazias que terão lugar garantido no esquecimento e em revoltas,no descrédito”.
É preciso ser uma verdade,conscientizando a todos,cada vez mais e melhor,ganhando dirigentes e a população,fazendo vingar,implantando com raízes fortes e flexíveis,com inteligência e muito respeito duradouro.
Adm.Prof.Walter Lerner