Quer ser contratado?

Geralmente (mas por incrível que pareça, nem sempre!) quem está em busca de novas oportunidades quer ser contratado. Felizmente muitas empresas em nosso país também estão em busca de bons profissionais, e muitas vezes não conseguem preencher suas vagas por falta de qualificação técnica.

Por outro lado, existe também hoje um grupo de qualificações não técnicas muito procuradas e que podem te ajudar bastante na conquista do seu próximo trabalho. São características intangíveis, suas competências.

Veja abaixo 5 exemplos, bastante procurados nos dias de hoje:

  1. Adaptabilidade

Uma das características da época atual é a velocidade com a qual as coisas mudam. Neste mundo, os profissionais precisam ter a habilidade não só de lidar bem com mudanças, mas também de se adaptar a elas. As pessoas que conseguirem se adaptar melhor a novas pessoas, regras, projetos, líderes serão ativos valiosos para sua equipe e sua empresa.

       2. Trabalho em Equipe

Os times de maior sucesso nos esportes costumam ter uma boa mistura entre veteranos e novatos jogando juntos. Trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes gerações, culturas e demografia é uma característica intangível que se tornará cada vez mais importante. Pela primeira vez encontramos 4 gerações trabalhando ao mesmo tempo nas empresas, e isso representa um desafio. Para trabalhar melhor em conjunto são necessárias habilidades como desenvolver contato e confiança, ouvir, motivar os outros, delegar com respeito, entre outros, e quem o fizer será uma parte importante de qualquer time.

        3. Comprometimento

Vestir a camisa da empresa e fazer seu trabalho da melhor forma possível e de maneira eficiente, ao invés de simplesmente “ir trabalhar” todos os dias, pode ser uma ótima forma de se destacar. Você não precisa ser o “dono”, o CEO ou o gerente para mostrar  comprometimento e liderança. Muitas vezes observar pequenas coisas que estão no seu ângulo de visão e melhorá-las vai causar um efeito positivo no trabalho de outras pessoas e vai aumentar sua visibilidade.

      4. Multi-Tarefas

Acabou a era dos  “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin , onde cada um era responsável por apertar o seu, e apenas o seu parafuso! A pessoa hoje precisa saber bem o seu trabalho, mas também ter conhecimento de outras áreas; na grande onda das start-ups, precisa vender o produto, executar e atender o telefone. O local de trabalho requer pessoas para fazer mais tarefas e assumir mais responsabilidades do que nunca.

    5. Mente aberta

Estar aberto e flexível para aprender novas habilidades, abordagens, interagir com novas pessoas, tentando novas maneiras de fazer as coisas mostram resiliência e perseverança para fazer o que for preciso para realizar o trabalho, e fazê-lo bem.

Você pode falar sobre seus ativos intangíveis por meio de histórias pessoais específicas que demonstrem como você os utiliza. Nada como uma história real, que leva as pessoas a se relacionarem com você. Isso pode ser uma vantagem competitiva enorme, além de documentar suas conquistas e realizações.

Se você precisar de ajuda para descobrir algumas de suas competências, comece pensando em cinco situações que marcaram sua vida pessoal ou profissional, tente se lembrar dos detalhes dela e analise o que precisou fazer naquele contexto: influenciar alguém, liderar uma equipe, melhorar a comunicação entre pessoas, se adaptar a um novo cenário? Você verá que praticou um ou vários de seus ativos intangíveis nestas situações.

Então, quais são as habilidades intangíveis que têm impactado seus trabalhos?

As tais habilidades intangíveis, ou competências, são também aquelas avaliadas nas, cada vez mais comuns, entrevistas por competência.

QUER SE PREPARAR PARA ENTREVISTAS DE COMPETÊNCIA?

Não perca o Simulado de Entrevistas oferecido pela área de carreira da Trevisan – Conexão Mercado – na próxima quinta, 04 de abril. Para se inscrever envie um e-mail para [email protected]. Vagas limitadas.

Deixe uma resposta