Resultado e Recomeço

Resultados e recomeço. Todo início de ano é assim. Janeiro é o começo de vários processos seletivos que vão trazendo os primeiros resultados, desde aprovação para a próxima fase, como as aprovações em instituições de ensino. Para os candidatos um momento tenso, e para a família uma grande expectativa também. Apoio nesse momento é a melhor pedida.
O sistema do SISU já está funcionando e aumenta ainda mais essas expectativas já que o processo inclui até 3 etapas.Os resultados finais serão conhecidos apenas no final de fevereiro, com as listas de 2ª, 3ª e últimas chamadas, então manter a esperança e ficar atento as listas é a primeiro ação.
O maior desafio depois do ser aprovado e matriculado no curso é a adaptação ao curso.
Esse primeiro semestre é ponto chave para esse novo universo. Muitas mudanças para quem saiu do Ensino Médio. Autonomia e disciplina são pontos chaves dessa nova etapa.
No primeiro semestre do curso de administração, me lembro do comentário de uma aluna: – “Nossa que maravilha a faculdade! Não precisa pedir permissão para sair da aula e nem para ir ao banheiro!” E é isso mesmo. Muitos alunos com 17 ou 18 anos irão encarar um ambiente em que a autonomia é levada a sério e a disciplina depende de cada aluno.
Pontos positivos dessa nova etapa: no âmbito pessoal serão novas amizades em um novo ambiente. No âmbito educacional: Diferentes professores com diferentes experiências que farão mais cobranças e mais exigirão maior autonomia dos alunos.
Essa primeira experiência na graduação será o início de novas oportunidades inclusive de aprofundar seu conhecimento naquilo que realmente é importante e faz sentido para o aluno. Enfim estudar o que gosta e aprender a gostar de outras coisas também.Essa é a melhor parte da escolha da graduação. Depois virão as experiências profissionais e a prática. Nessa descoberta, os caminhos trarão muitas opções. Fique atento. Gostar no que se faz pode ser um bom exercício, porque nem sempre faremos apenas o que gostamos.
Que 2013 seja o começo de muitas outras escolhas que virão.

Deixe uma resposta