Vestibular 2014

Vestibular Fuvest 2014. Agora em agosto, no próximo dia 23 e até o dia 9/9, estarão abertas as inscrições para o maior vestibular do Brasil.
Observo que a chegada desse momento para muitos alunos do Ensino Médio, representa o estágio final dessa etapa e a verdadeira aprovação: passar no vestibular.
Para alguns a pressão é imensa, além da família e amigos, muitas escolas investem e incentivam seus alunos a participar dessa prova, porque acabam utilizando esse resultado como “marketing” para o próprio colégio.”Tantos alunos aprovados na USP!” Assim como alguns cursinhos que usam páginas e páginas do jornal para comemorar o sucesso de seus pupilos… pergunto: De quem é o mérito? Da escola ou do aluno? Dos dois? Há garantias?
Todos sabemos que não, aliás, nenhuma garantia que a entrada na universidade seja a chave para resolver todos os problemas de insegurança e incerteza diante da carreira, pelo contrário, quase 30% dos ingressantes da USP não finalizam seus cursos, e por que? Porque a escolha se volta mais para a passagem pelo exame do que pela escolha profissional, e já que muitos nem sabem o que desejam profissionalmente, pelo menos tentam acertar na escolha da universidade.
Vamos pensar juntos: escolher a profissão já é um grande desafio para os adolescentes, ter essa opção mais clara é um processo que irá acontecer ao longo da formação profissional, e essa certeza de que se está no curso certo, na faculdade certa, só vai acontecer no final. Valeu a pena? Pergunte a cada aluno que desiste de sua formação e depois pergunte ao mercado que competências são mais valorizadas: o ingresso ao curso/faculdade ou a resiliência e determinação de concluir o curso?
Candidatos ao vestibular , façam a si mesmos essa pergunta:
• Por que quero estudar nessa universidade?
• Esse é realmente o curso que desejo?
• Quais são minhas opções?
• Em que área profissional desejo desenvolver uma carreira?
Claro, que não são respostas fáceis, mas determinantes para o percurso pessoal a partir dessa nova etapa. Pense nisso.